Empresa está investindo, ainda, em um novo sistema de inteligência artificial

Há 18 anos provendo soluções tecnológicas de recrutamento e seleção para mais de 3,2 mil clientes, a VAGAS.com acumulou, desde então, uma massa de dados de mais de 11 milhões de currículos cadastrados. Diante dessa rica base de dados, a companhia viu, a partir da ciência de dados, a possibilidade de construir modelos estatísticos que a permitiram tomar decisões mais assertivas e efetivas.

E, após três anos de uso de técnicas de estatística em alguns produtos como o Mapa Vagas e de Carreira – serviço gratuito para empresas e candidatos onde é possível conhecer trajetórias profissionais, salários, entre outras possibilidades – a companhia decidiu dar mais um passo na evolução de seu sistema de recrutamento e seleção. A fase seguinte foi o desenvolvimento de um novo sistema que utiliza inteligência artificial (AI).

“A solução usará o aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural para o recrutamento preditivo, uma nova forma de ajudar os recrutadores a selecionarem o perfil ideal de profissionais para suas empresas”, conta Luiz Fernando Braz, especialista em Business Intelligence do VAGAS.com. Segundo ele, o novo projeto ainda está em fase piloto, sendo testado por enquanto pela Votorantim, sem previsão de data específica para sua aplicação efetiva.

De acordo com Mario Kaphan, sócio-fundador do VAGAS.com, o recrutamento preditivo deve mudar drasticamente a forma de atrair e selecionar um candidato. “São inúmeras as possibilidades que já encontramos e estamos explorando. Por meio do recrutamento preditivo, podemos comunicar automaticamente pessoas que tenham perfil compatível com a vaga e potencial para a posição. Também é possível mostrar a relevância de uma pessoa baseada em experiência em processos seletivos anteriores”, explica.

A companhia possui uma equipe estruturada e dedicada à ciência de dados, que está ajudando a aprimorar suas soluções, utilizando o enorme arsenal de informações acumuladas nessas quase duas décadas de atuação. “A integração do trabalho da TI com as áreas de negócio da VAGAS.com é genuíno na empresa. Todas as decisões são consensuais entre todos os departamentos. E, neste novo projeto, não é diferente”, finaliza o executivo.

Fonte: https://www.itforum365.com.br/ti-negocios/149117/